MOVIMENTO ESTUDANTIL DE FARMÁCIA – MEF

O MEF, no universo brasileiro, tem uma relevante importância pelo fato de representar uma classe de futuros profissionais e também por ser um dos mais organizados entre movimentos da classe estudantil. Este fato decorre principalmente pelo movimento não ter nenhum envolvimento ideológico partidário e sim por representar os anseios da classe estudantil de farmácia.
Por que existir um MEF? Será que simplesmente para proporcionar o contato entre os estudantes? A resposta é não. De inicio pelo fato das gerações que tem representado o movimento ter objetivos alem do acima citado. Há toda uma responsabilidade, preocupação, discussão dos vários aspectos envolvidos com a formação do profissional, que vão desde a composição curricular, passando formação ética, indo até às campanhas que visam esclarecer a população quanto à saúde.

Há uma responsabilidade muito grande dos ditos ‘cidadãos representantes’. Se existe falta de informação, é preciso esclarecimento. É valido lembrar que há um caráter de urgência. O país vive circunstancias que exigem um profissional capaz, consciente e, sobretudo preparado tecnicamente a fim de exercer de fato a sua profissão. Esta responsabilidade é claramente vista se pensarmos que estão sendo formados profissionais nos mesmos moldes dos que hoje estão no mercado.

A realidade nos mostra que estes, não têm conseguido se estabelecer ou demonstrar à população acerca da sua importância. Em suma, a profissão busca sua legitimidade social. Acontece que, para isso, é necessário que haja acima de outros fatores, competência. É preciso mostrar ao cliente do balcão que o farmacêutico representa a garantia de uma farmacoterapia eficiente, seja no nível de qualidade de medicamento até informação/acompanhamento/monitoramento do paciente. Todos estes comentários têm a intenção de demonstrar a urgente necessidade de consolidação e expansão das atividades do MEF, para que a atual situação em que são formados profissionais no país seja revertida, com o objetivo de melhorar a saúde publica no Brasil.

O MEF tem como objetivo: integração e desenvolvimento cientifico e intelectual dos acadêmicos de farmácia; divulgação da profissão farmacêutica; defesa da saúde e educação da sociedade brasileira; luta pela qualidade de ensino, seja publico ou privado.

ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO

O MEF é o conjunto das ações promovidas (ENEF, CONEEF, COREEF…) pelas entidades estudantis de farmácia com a finalidade de discutir, propor e atuar em defesa da categoria farmacêutica, dos estudantes de forma independente, uniforme e apartidária.

A ENEFAR – Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia, fundada em março de 1994, representa os estudantes de farmácia a nível nacional. Esta entidade estudantil é independente de partidos políticos, crenças religiosas e/ou quaisquer outras correntes ideológicas.
É a entidade de maior instância na representação estudantil do MEF, eleita anualmente no ENEF. Atua conjuntamente com as entidades de base e as EREFAR´s em várias atividades como campanhas junto à população, cursos, seminários e outros.

Durante seus anos de existência, a ENEFAR tem se ocupado intensamente com o Movimento pela Reforma do Ensino Farmacêutico e na defesa da formação de profissionais críticos, que respondam ao anseio da sociedade.

Dentre tantas lutas desta entidade, devemos destacar a preocupação com a saúde publica, representada pelo empenho da implantação, no país, de uma política de medicamentos que garanta o acesso seguro dos medicamentos a toda população, bem como o acesso desta à Assistência Farmacêutica.

As EREFAR´s – Executiva Regional dos Estudantes de Farmácia – tem o papel de orientar o trabalho dos Centros e Diretórios Acadêmicos, as entidades de base do MEF, de uma determinada região do país. Regionalmente, cada uma das EREFAR´s (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste e São Paulo), deve ainda, incentivar a formação de entidades de base em escolas que ainda não possuem; estimular a participação dos alunos no MEF; organizar campanhas de divulgação da Profissão Farmacêutica; promover COREEF´s; participar de discussões sobre mudanças curriculares; representar os estudantes junto aos conselhos e sindicatos regionais, defendendo sempre os nossos ideais, privando pela qualidade de ensino e pala integridade da nossa profissão.

Entidades de base são todos os Centros e Diretórios Acadêmicos de Farmácia. Atuam dentro do MEF, participando das discussões, informando aos acadêmicos de sua faculdade sobre as atividades realizadas pelo MEF. As entidades de base são de extrema importância para o fortalecimento do MEF.

ATIVIDADES REALIZADAS PELO MEF

ENEF – Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia.
É realizado anualmente entre julho/agosto. É o principal evento do MEF. Reúne acadêmicos do Brasil todo, alem da confraternização, são realizadas outras atividades como: campanha junto à população, apresentação de trabalhos científicos (CCBF), concurso de aconselhamento ao paciente (CAP), mini-cursos, grupos de discussão, palestras, debates, festas (FECFARMA), programação cultural, (TUREF), na qual passa-se o dia conhecendo as belezas da cidade sede do ENEF.

CONEEF (Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia)

É realizado 4 vezes (3 durante o ano e 1 no ENEF). Consiste em reunir entidades de base de todo Brasil para discutir pautas pré-determinadas podendo haver inclusões, dependendo da situação momentânea da profissão e da vida acadêmica, como por exemplo: situação do MEF, defesa profissional e da saúde, projetos de lei côo o Marluce Pinto e substitutivo Ivan Valente. Também organiza o ENEF, discuti problemas regionais e reúne as EREFAR´s.

COREEF (Conselho Regional de Entidades Estudantis de Farmácia).

É realizado pela EREFAR junto com o Centro Acadêmico da escola sede. Discute os problemas nacionais e regionais dependendo da necessidade e delibera propostas semelhantes ao CONEEF, mas a nível regional.
FAMEF (Fórum de Avaliação do Movimento Estudantil de Farmácia)
É realizado uma vez no ano, sempre no CONEEF de janeiro. É realizada uma análise das atividades do MEF, bem como são discutidas propostas para a melhora e funcionamento do mesmo.

FONEP (Fórum Nacional de Escolas Particulares).

FONEP comandado por estudantes de escolas particulares. São colocadas os problemas encontrados por acadêmicos de farmácia de escolas particulares e são discutidas maneiras de como fazer com que estas escolas participem do MEF, sendo que das faculdades de farmácia de nosso país, as escolas particulares são uma imensa maioria.

Campanha Nacional 05 de Maio

Esta campanha é organizada pelos Centros e Diretórios Acadêmicos, preferencialmente no dia 5 de maio do ano corrente. Nesta data estudantes do curso de farmácia de todo país, estarão alertando a população quanto aos riscos a que está exposta através do uso indevido de medicamentos, prevenção, principais cuidados e a necessidade de haver um farmacêutico responsável permanente dentro das farmácias e drogarias, como forma de promover a recuperação da saúde brasileira.
As atividades incluem, alem do repasse de informação sobre o uso correto de medicamentos, esclarecimento sobre os genéricos e medidas de prevenção e promoção da saúde.

A campanha foi sugerida no ENEF de Belém em 98, quando se discutia os problemas da desinformação da população quanto aos medicamentos genéricos, a ameaça do Projeto de Lei Marluce Pinto (Lei que tira a responsabilidade técnica do farmacêutico nos estabelecimentos de saúde) e, o escândalo da falsificação de medicamentos.

Concluiu-se que havia necessidade de promover um Dia do Farmacêutico (5 de maio) como dia nacional de luta e divulgação da profissão, contando cm manifestação em local publico, distribuição de folders confeccionados pela Coordenação Central, divulgação na mídia e, principalmente esclarecimento da população quanto à importância da assistência farmacêutica.

PIE (Programa de Intercâmbio da ENEFAR).

O PIE consiste em efetuar o intercambio entre os acadêmicos de farmácia do Brasil. Participando do intercambio os acadêmicos podem realiza estágios em qualquer faculdade do Brasil que esteja participando no Movimento Estudantil de Farmácia. Os estágios são em áreas como Bioquímica, imunologia, farmacologia, entre outras, e são realizados em um período pré-determinado onde o acadêmico especifica o período em que quer realizá-lo é um intercambio muito interessante para ser implantado em todas as faculdades, mais informações entre em contato com a Executiva Regional dos Estudantes de Farmácia de sua região.

POR QUE E COMO PARTICIPAR DO MEF?

Participando do MEF você consegue sempre se manter informado de tudo que acontece na área farmacêutica. Representar e informar os estudantes de sua escola sobre cada realização do MEF.

A participação proporciona também conhecer a realidade de outras faculdades de farmácia desde o Rio Grande do Sul até o Amazonas.

Para participar, basta se informar a respeito dos encontros realizados, tentando entrar em contato com a Executiva Regional dos Estudantes de Farmácia da sua região. Esta informação você adquire acessando a home page da ENEFAR: http://www.enefar.org.br

As Executivas Regionais estão à disposição de todos acadêmicos para reestruturar ou iniciar a abertura de um Centro Acadêmico de Farmácia em sua escola.
Esperamos a participação de sua faculdade para o fortalecimento do MEF.

CONCURSO DE ACONSELHAMENTO AO PACIENTE

O CAP é uma atividade realizada, no Brasil desde 1995, pela ENEFAR, este ano será realizado durante o XXIV ENEF.

O CAP tem como objetivo explicar aos estudantes o que é Assistência Farmacêutica, demonstrando sua importância e proporcionando a oportunidade da pratica da Atenção Farmacêutica. Para isso é realizada uma palestra sobre assistência farmacêutica, e em seguida os acadêmicos serão expostos a simulação da dispensação de medicamento, onde colocarão em pratica o aconselhamento ao paciente.

Cada escola tem direito a um representante no CAP. Os participantes terão 10 minutos para consultar bibliografia especifica que estará a disposição, e posteriormente 10 minutos para o aconselhamento. Ressaltamos ainda que não serão avaliados conhecimentos prévios sobre medicamento, permitindo assim que todos os estudantes, independentemente do período que este esteja cursando.
Nesta simulação, uma pessoa atua como um paciente que vai a farmácia comprar um medicamento receitado por um médico. Está etapa é filmada para analisar as habilidades de comunicação e competência na promoção da Atenção Farmacêutica, de acordo com a ficha de avaliação.

Esperamos que a consciência da necessidade da assistência farmacêutica seja divulgada. E que este conhecimento possa ser passado a outros estudantes, lavando a realização do CAP a todas as escolas.

CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE FARMÁCIA

CCBEF surgiu em 1994, durante o ENEF de Londrina. É um espaço reservado para exposição de trabalhos científicos, com a finalidade de demonstrar nossa produção acadêmica e realizar um intercambio de informações.

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  1. Parabéns pelo blog. sou Dr. Jones Costa Fonseca, hoje preceptor de estagio e trabalho em um projeto de implantação da farmacia clínica em Manaus-Am, e gostaria que meu nome fosse reconhecido como o 1º ganhador do Concurso de Aconselhamento ao Paciente que ocorreu em 1995, isto vai estimular meus alunos a seguir meus passos na luta pela integração do farmacêutico na equipe multidisciplinar de cuidados ao paciente.

  2. Sou apaixonado pela farmacia clínica, e foi o concurso de aconselhamento ao paciente que me inspiração e hoje sou referencia em meu estado. eu gotaria de participar como palestrante no proximo concurso de aconselhamento para falar um pouco de minha esperiencia que teve início com este concurso o qual eu fui o 1º colocado do marco histórico em 1995 de uma nova pespectiva para profissão farmacêutica. estou a disposição para os convites.

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